red-cp-background

Politica de Não Desmatamento

green forest

Nossa Politica de Não Desmatamento

As florestas são vitais para a vida na Terra. Elas são uma força importante na luta contra a mudança climática armazenando o dióxido de carbono. Elas fornecem meios de subsistência para mais de 1,6 bilhão de pessoas, habitat para 80% das espécies terrestres da Terra e são uma fonte para uma variedade de produtos para pessoas e indústrias em todo o mundo.

Estima-se que nos últimos 50 anos, mais de metade das florestas do mundo foram perdidas. Isso não levou apenas à perda de biodiversidade e instabilidade social, mas também promoveu mudanças climáticas. O desmatamento de florestas de Alto Valor de Conservação e Estoque de Carbono Elevado, como florestas tropicais e turfeiras, tem sido especialmente devastador para espécies de animais ameaçadas de extinção e levou a uma liberação significativa de emissões de carbono.

Especialistas em todo o mundo agora consideram o desmatamento e as mudanças climáticas como uma grande ameaça estratégica, que pode afetar cada um de nós e como vivemos no dia a dia. Como uma empresa socialmente responsável, estamos empenhados em enfrentar o desmatamento. Esta política de desmatamento, baseada em nossos valores fundamentais, é parte integrante da estratégia da Empresa para combater as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade.

A Colgate-Palmolive opera globalmente com um conjunto de valores compartilhados: Respeito, Trabalho em Equipe Global e Melhoria Contínua. Esses três valores servem para nos orientar no fornecimento de produtos que tornam a vida das pessoas mais saudável e mais agradável todos os dias. Os valores da Colgate são também o fundamento do nosso compromisso com a Sustentabilidade - Pessoas, Desempenho e Planeta. Nosso compromisso de Respeito - com as pessoas e o meio ambiente - nos motiva a fazer nossa parte para acabar com o desmatamento global.

Nosso compromisso com o Trabalho em Equipe Global significa que vamos trabalhar dentro da Colgate e junto com parceiros externos nesse objetivo. Dado esse enorme desafio global que exige o compromisso das pessoas em todo o mundo, reconhecemos que nossa parte só pode ser realizada através de Melhorias Contínuas... melhorando todos os dias em tudo o que fazemos. Estamos comprometidos com a transparência e acreditamos que é importante para nossos funcionários e outras partes interessadas principais, incluindo acionistas, fornecedores e organizações não governamentais (ONGs), para saber onde estamos em relação a questões ambientais fundamentais. Compartilhamos uma visão com as partes interessadas para um futuro sem desmatamento. Com o início dessa jornada, a Colgate juntou-se ao Consumer Goods Forum (CGF) ao comprometer-se a mobilizar recursos para ajudar a alcançar o desmatamento líquido zero até 2020. Como afirmado na resolução do CGF: “Juntos, desenvolveremos planos de ação específicos, com limite de tempo e custo efetivo para os diferentes desafios no fornecimento de commodities como o óleo de palma, soja, carne, papel e papelão de forma sustentável. Também trabalhamos com outras partes interessadas - ONGs, Bancos de Desenvolvimento, Governos etc. - para criar mecanismos de financiamento e outros esquemas práticos que irão incentivar e ajudar os países florestais a conservar seus ativos naturais e permitir-lhes alcançar o objetivo de desmatamento líquido zero, ao mesmo tempo que cumprem seus objetivos para o desenvolvimento econômico”. Dado o mix de produtos da Colgate e nossas fórmulas, esse compromisso é mais relevante para quatro principais commodities florestais: papel e celulose, óleo de palma e derivados, óleo de soja e soja; e sebo de carne.

Papel e Celulose

Grande parte do material de embalagem da Colgate utiliza produtos derivados de madeira ou à base de papel. Setenta por cento de nossas despesas em papel e papelão são feitas de fornecedores com certificação de terceiros, como o Forest Stewardship Council (FSC). Aproximadamente 40% dos materiais de embalagem da Colgate em todo o mundo agora são provenientes de fontes recicladas. A Empresa tem como objetivo aumentar o conteúdo de reciclagem em 20% até 2015. Também tomamos medidas para garantir o cumprimento da Lei de Lacey dos EUA, exigindo que todos os produtos e embalagens descartáveis sejam comprometidos com a madeira de origem legal ou outro material à base de plantas.

Seguindo as recomendações do CGF, a Colgate irá:

  • Otimizar o uso de fibra de madeira, conteúdo reciclado e fibras alternativas.
  • Realizar avaliações de risco para garantir baixo risco de fontes controversas de fibra que contribuem para o desmatamento na cadeia de suprimentos.
  • Obter verificação de que os materiais de países de alta prioridade são de baixo risco de virem de fontes controversas que contribuem para o desmatamento.

“Fontes controversas” de fibras são definidas como:

  • Madeira colhida ilegalmente
  • Madeira colhida em violação de direitos humanos ou civis
  • Madeira colhida de uma floresta em que altos valores ambientais, ecossistêmicos e culturais são ameaçados pelas atividades de manejo
  • Madeira colhida de florestas que contêm espécies protegidas ou ameaçadas de extinção, incluindo requisitos da CITES (Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens), quando aplicável
  • Madeira colhida de áreas onde a conversão significativa de florestas e outros ecossistemas arborizados em plantações ou áreas não florestais ocorreu após 31 de dezembro de 2010

Daremos preferência pela verificação do fornecimento de papel e celulose aos padrões de certificação do Forest Stewardship Council (FSC), mas utilizaremos outros esquemas de certificação, conforme a necessidade de geografia e disponibilidade. Vamos nos concentrar no papel e na celulose usados nos materiais de exibição de embalagens e varejo, bem como a nossa compra global de papel de escritório.

Como parte deste compromisso, a Colgate continuará nossa estratégia de longa data para aumentar o uso de materiais reciclados, bem como nossos esforços para otimizar o uso de outros materiais de embalagem.

Óleo de Palma

O óleo de palma é o óleo vegetal mais comercializado do mundo e é usado em muitos produtos alimentares e domésticos. Mais de 85% do óleo de palma do mundo vem da Indonésia e da Malásia, onde a terra às vezes é convertida de floresta para plantações de palmeiras, resultando em emissões de gases de efeito estufa, impactos na biodiversidade e preocupações sociais.

A Colgate está comprometida em abastecer óleo de palma responsável, óleo de palma e derivados de óleo de palma que não contribuam para o desmatamento. Até 2020, a Colgate irá fornecer óleo de palma, óleo de palma e seus derivados que sejam produzidos de forma responsável e sustentada e de fontes que podem ser rastreadas da plantação ao produto.

Para mais informações, veja a Política da Colgate sobre Abastecimento Responsável e Sustentável de Óleos de Palma.

Soja

A soja, ou o óleo de soja, é um ingrediente usado em certos produtos da Colgate. A Colgate abastece soja e óleo de soja dos Estados Unidos e do Brasil. Como pelo menos uma organização ligou a produção de soja no Brasil ao desmatamento da Amazônia e outras regiões da floresta altamente biodiversa, nos comprometemos a concentrar recursos para eliminar o desmatamento em nossa cadeia de suprimentos de soja. No mínimo, nós iremos:

  • Juntar-nos e apoiar a Mesa Redonda sobre Soja Responsável
  • Apoiar esforços como a Moratória da Soja que ajudam a minimizar o desmatamento pela expansão da soja e aumentar a transparência no setor de soja
  • Mapear nosso uso de soja e geografia de fornecimento
  • Trabalhar com nossos fornecedores no Brasil e em qualquer outra área de alto risco para avaliar a disponibilidade de soja que não contribua para o desmatamento em nossa cadeia de suprimentos de soja, como a soja certificada pela Mesa Redonda sobre Soja Responsável, e aumentará nossa compra a partir dessas fornecedores.
  • Até 2017, procuraremos derivados de soja e soja que não estão ligados ao desmatamento, verificando isso através de verificação e monitoramento independente de terceiros.

Sebo

O sebo é um ingrediente chave na produção de sabão em barra e é um subproduto do gado. As fontes da Colgate são provenientes de fornecedores da América do Norte, América Latina e Europa. No Brasil, há preocupações de que o aumento da demanda por carne como fonte de alimento esteja levando os agricultores a limpar partes da floresta amazônica para pecuária.

Atualmente, exigimos que os fornecedores brasileiros certifiquem que estão seguindo os requisitos ambientais e sociais estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Também estamos trabalhando para minimizar a quantidade de sebo comprada em áreas de alto risco. Continuaremos trabalhando com nossos fornecedores para minimizar a quantidade de sebo comprada em áreas de alto risco com o objetivo de eliminar essas compras o mais rápido possível.

Avançando, iremos:

  • Colaborar com a indústria e os grupos de partes interessadas, como a Mesa Redonda Global para Carne Sustentável, para trabalhar em direção ao desmatamento zero nessa área.
  • Até 2017, exigir que todos os fornecedores aplicáveis estejam em conformidade com os “Critérios Mínimos para Operações de Bovinos em Escala Industrial no Bioma Amazônico Brasileiro”, definidos em 2009.

Implementação

A Colgate trabalhará em estreita colaboração com funcionários, clientes, fornecedores, ONGs e outras partes interessadas principais para aumentar a conscientização e o compromisso com a nova política de não desmatamento e desenvolver nossa capacidade de alcançar os objetivos de 2015-2020. Os critérios da política serão incluídos no processo de seleção do fornecedor Colgate. Os fornecedores existentes terão prazo razoável para cumprir a política. Para confirmar a conformidade, exigiremos uma extensa auditoria de fornecedores e evidências e usaremos cenários de certificação e verificação independentes, juntamente com ferramentas de monitoramento, como o Global Forest Watch. Espera-se que os fornecedores apliquem a política em toda a sua operação. Em caso de não cumprimento, a Colgate trabalhará com os fornecedores para criar um plano de ação, com compromissos de tempo razoáveis para atender aos nossos requisitos. Os fornecedores que não atenderem aos nossos requisitos de prazo limitado estarão sujeitos a não renovação ou rescisão de contratos. A Colgate continuará monitorando e verificando se nossas políticas estão sendo implementadas corretamente.

O progresso anual da meta de 2020 será relatado em nosso Relatório de Sustentabilidade, que está localizado no site da Colgate.

Última Atualização: 26 de julho de 2016